FAP’s e as Inspeções: Toda a Verdade!

A sua viatura sofre de problemas no Filtro de Partículas Diesel (FAP ou DPF)? O que fazer? É bastante usual que as viaturas diesel já com alguns anos de vida, apresentem problemas ao nível do Filtro de Partículas Diesel. Se os trajetos habituais compreenderem pouca estrada aberta, este dispendioso elemento terá certamente a vida ainda mais encurtada.. Se a sua viatura evidência sintomas como:
  • Luz de avaria acesa do painel de instrumentos
  • Falta de potência no motor
  • Subida no nível de óleo de motor
  • Fumo acinzentado e ponteira de escape negra pelo seu interior
  • Consumo de combustível exagerado
Deve ficar alerta se algum destes sintomas se evidenciar no seu veículo, pois certamente o seu Filtro de Partículas Diesel pode estar a chegar ao fim de vida. Quando este dia chegar terá de escolher entre as 5 alternativas, umas mais duradouras, outras apenas para “tapar o sol com a peneira”. Veja então aqui quais são:
  1. Regeneração forçada com equipamento diagnóstico específico
  2. Limpeza do Filtro de Partículas Diesel
  3. Anulação do Filtro de Partículas Diesel
  4. Substituição do Filtro de Partículas Diesel por um sem marca
  5. Substituição do Filtro de Partículas Diesel num concessionário da marca
Cada umas das 5 soluções têm os seus prós e contras. Quer saber quais? Veja no quadro comparativo abaixo: Em jeito de conclusão, as únicas 5 soluções para resolver problemas de Filtro de Partículas Diesel têm objetivos diferentes: Uma delas adia o problema (ao mesmo tempo que esvazia os seus bolsos), três delas propõe-se a resolver o problema (pelo menos no imediato), mas, no final, apenas uma delas tem como objetivo nunca mais se chatear com este problema. Todas elas têm vantagens e desvantagens, mas há uma que se destaca claramente: A Anulação do Filtro de Partículas Diesel. E qual é o problema deste método? Se não o fizer no sítio certo, o mais provável é que seja detetável na sua próxima ida ao centro de inspeções. Se, pelo contrário, encontrar a empresa certa para o fazer, definitivamente que terá todas as garantias e os procedimentos adequados por forma à sua viatura estar preparada para cumprir todos os novos e rigorosos limites impostos após este Novembro de 2020.